segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Rotina para bebês

Quando grávida ouvimos demais sobre criar a rotina para o bebezinho. E no começo ficamos com uma pulga atrás da orelha, porque isto, será que um ser tão pequenino saberá o que é isto, etc. Mas mamães queridas, só tenho a dizer que isto é ótimo e que lhe ajudará demais.

Isto tudo porque aquele ser tão pequenino está "caindo de paraquedas" num mundo tão grande que ele não conhece. E precisa aprender tudo o que este mundo redondo pode passar a ele, com sua ajuda e espero que com a ajuda do papai também.

Além de ajuda-lo irá lhe ajudar muito também. Mas quero dar umas dicas e toques para vocês, e assim vocês criarão uma que adapta melhor a sua casa, sua rotina e seu esquema.


Vamos iniciar e preferencialmente com ele(a) na sua barriga, vá conversando com ele (bebê), crie este vinculo, mostre que você irá tomar um banho, que ele escutará um barulhinho gostoso de água, que você vai deitar um pouquinho para descansar, ou que irá preparar um lanche gostoso para alimentar ele e você. Irá criando um vinculo e ainda irá acostumando com sua voz e seu jeito de fazer as coisas, isto é muito gostoso, experimente.

Depois que ele chegou e vocês estão em casa vamos começar com a primeira acordada do bebê, lá pelas suas 7 horas mais ou menos, chegue no berço com ele acordado e dê um bom dia gostoso para ele, um abraço e um beijo demorado. Avise que irá trocá-lo e que na sequência você irá alimentá-lo.
Faça conforme sua conversa, Se possível informe que irá abrir o macacão, e que irá passar lencinho etc; isto tudo irá acalma-lo e você começa a educa-lo com as palavras.

Depois que irá sentar e alimentá-lo calmamente. Que tal criar a rotina de após ele mamar, você volta-lo ao berço e você descansar mais um pouco, talvez nesta hora você possa colocar uma música calma para ele, aqui em casa um mini DVD portátil ajuda muito com lullabies ou babys Einstein ajuda na hora de despertar e de dormir.

E que tal as 10 horas antes de amamentar novamente você incluir um banho na rotina? Um horário que costuma estar mais quentinho e fácil de aproveitar o bebê. Depois dele e da troca uma nova mamada e alguns minutinhos de colo com músicas das mamãe?

Depois da nova soneca hora da nova troca e alguma brincadeira de estimulo (uma massagem ou brincando com um mobile ou brinquedo) para aproveitar o inicio da tarde. Na sequencia um passeio pela sala ou no quintal de casa?

Uma soneca na cama da mamãe? E a mamãe aproveita para se esticar?

Nova troca e mamada, OK (isto é muito frequente e parece não acabar nunca, mas logo passa), Uma nova brincadeira. Um brinquedo com sonzinho ou massagens ou música ou TV. Crie seu esquema.

Hora de colocar pijama e baixar a luz do quarto do bebê, criar aquele "boa noite", que tal uma leitura de livro, ele nunca é pequeno para escutar uma boa história, as vezes nem precisa de livro, só criar a fantasia mesmo. Depois um abraço apertado aquele boa noite com som gostoso ao pé do ouvido, se seu bebê curti uma naninha coloque nos braços, um beijo de afago, uma música ou só até logo. Apague a luz e aguarde a nova acordada.

O que me diz? Qual a sua rotina?

Na hora do novo mama

Nenhum comentário:

Postar um comentário