segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Alimentação, transformar necessidade alimentar em prazer


O bebê se aproxima dos seus seis meses e as mamães todas orgulhosas irão pensar no cardápio para o serzinho se alimentar, (ou diria mamães em desespero irão pensar???), há quem goste de cozinhar e há quem odeie, há criativos e sem criatividade.

Mas na minha época já ficava antes disto, perto dos três meses pensando quando iria iniciar a prática alimentar para a Nanna. Sempre gostei de inventar na cozinha.

Mas para orientar as Mães Novas: Primeira Viagem a iniciação é com frutinhas raspadas/ amassadas e após um belo mês de aprovação você iniciará com um legume/ raiz, para só depois de mais um belo mês de aprovação iniciar a mistura e criatividade.

Aqui em casa iniciei a alimentação aos cinco meses, pois minha pequena já tomava LA junto a LM desde o primeiro dia, e com quatro meses recusou o LM, e a pediatra achou melhor iniciar as comidinhas já que iria começar a trabalhar e a pequena iria para a escolinha. E suas incursões culinárias foram com banana prata, maçã, pêra e mamão. Lógico que como predileta ficou escolhida a banana docinha e fácil de adaptar, mas não recusou nenhum e comia tudo.

Nas papinhas salgadas a iniciação foi com indicação para: batata, batata salsa (mandioquinha ou batata baroa), cenoura, abóbora, abobrinha, beterraba e chuchu. Também a preferida não sei por que foi a batata salsa (kkkk), após 15 dias poderíamos incluir espinafre, agrião ou couve na papinha.

Fiz todas, menos de chuchu que tenho horror, até a de beterraba pura que fica com cara esquisita a mocinha aqui não recusou, e com a misturinha das folhas ela adorou.

Quero deixar uma super dica, pois comidinha de bebê é pouquinha, em torno de 100 grs., que aqui faço diariamente, nada de congelados, mas os folhosos não tem muita durabilidade e eu prefiro comprar um pouquinho bater no liquidificador com água e levar para congelar numa forminha de gelo depois transfiro para um saquinho de freezer e etiqueto, assim no momento de cozinhar tira duas ou três pedrinhas e misturo na papinha que já se dissolve e integra uma saudável papinha. E aqui com as novas misturas já estou me aventurando mais, esta semana apareceu uma nova raiz que caiu no gosto da mocinha o tal do Inhame, nunca tinha nem comprado ou chegado perto do bendito, mas ela amou.

Então conte sobre suas aventuras neste quesito, quem sabe não montamos um caderninho de receitas.

A do dia hoje ficou muito gostosa: - Papinha verde do Hulk

½ inhame pequeno descascado e cortado em quadradinhos

1/3 de abobrinha italiana sem semente cortado em quadradinhos

4 talinhos e folhas de salsinha orgânicas (horta própria)

Água quanto baste

Coloquei na panela o inhame com água para iniciar a fervura, quando vi o ponto quase ao dente inclui a abobrinha que é rápida e nos últimos minutinhos a salsinha picadinha, depois triturei tudo no mixer e ela comeu tudinho, hummm, estava bem gostosinho (pois provo tudo).

Avisando que não coloco nada de óleo nem sal, tudo natural.
 
E aí quais suas experiências?

Nenhum comentário:

Postar um comentário