sexta-feira, 25 de outubro de 2013

A busca da escolinha

http://www.frasesparafacebook.info/tags/escola/page/11/

Se não bastasse a ansiedade de ser mãe e curtir todo o desenvolvimento do bebê, existe as mães que precisam trabalhar e procurar um cantinho para deixar os pequenos. E quando a decisão é deixar na escolinha vem mais uma pergunta: - Como escolher, já que existem diversas?

Passei por esta fase, visto que minha licença terminaria e eu retornaria ao trabalho e sempre fui super a favor de crianças conviverem com outras crianças em espaço apropriado para tal.

Além de gastar sola e visitar várias escolinhas, você pode ter um "guia" para ajudar nesta etapa. Pois usei várias dicas encontradas em grupos de discussões no facebook, e o instinto de mãe que vale muito na hora também.

Num mundo tão inseguro o que mais chama a atenção é segurança, como você é recebido na frente da escola, o que eles apresentam para lhe garantir o primor deste quesito?

Minha principal observação em todas as escolas que visitei, e não foram poucas, foi como é a abordagem ao chegar no portão? Como é feito controle de quem transita na escola? Tem alguém o tempo todo no portão?

Acesso as salas são feitos por escadas, rampas, qual o tipo de piso, as crianças andam sozinhas? E a conservação em geral da escola (pintura, brinquedos, piso, portas, janelas, grades). E finalizando o que há no caminho da sala da minha filha ao portão, coisas pequenas, pontiagudas, bloqueadores de acesso?

Meu segundo quesito é a visionomia dos funcionários em geral (porteiro, secretárias, professoras, auxiliadoras, pessoal da cozinha, das atividades extras) estão felizes, sorridentes, cansados, estressados, eles ficaram mais tempo com meu bebê e ela não sairá de casa para ficar rodeada de gente gritando, cara amarrada ou demais.

Terceiro quesito aroma do local, afinal o espaço tem cheiro de quê? Não gosto de cheiro forte de produto de limpeza, nem cheiro de comida por muito tempo, afinal trabalhei por tempos em hotel e pelo back na área de alimentos sentimos cheiro de comida, mas o front como dizemos ser o espaço do cliente não precisa ficar cheirando o dia todo, assim pensei na escola também as crianças não precisam ficar sentindo cheiro de feijão e bife o dia todo. E a limpeza do local, tudo nos conformes? Principalmente no ambiente que estes pequenos bebês que nem andam ainda ficam, ficarão muito pelo chão nos tapetes ou tatames, é de fácil higienização? É fácil observar algo fora do normal?

Quarto quesito, quantas crianças e quantas cuidadoras no ambiente que o bebê ficará estão dividindo? Pode até ser ambiente grande com 3 turmas juntas que observei em uma escola que visitei, aí me perguntei, na cidade que estamos a maior parte do tempo está frio e chovendo, será que quero ver aquelas 15 crianças respirando com o meu bebê juntas em uma sala fechada aberta apenas pela porta? Acho que não né?

Quinto quesito já que falamos nas cuidadoras, qual a formação das mesmas? É formada? Tem experiência, e as auxiliares são todas estagiárias?

Sexto quesito quanto custa? A aqui pegou muito na escolha afinal estamos falando de orçamento familiar, comecei a ver umas escolinhas e o preço só subia, e eu tinha uma escola em mente, e comecei a ficar com o pé atrás, já que ela era super bem falada com muita estrutura, logo imaginei, qual o valor de lá? Mas realmente me surpreendeu, foi a mais em conta com melhor estrutura. Mas quero aqui deixar uma grande dica, pergunte várias vezes, quais as taxas extras, tem quantas parcelas por ano, valores para alimentação, material, uniforme etc. Pois você se surpreende fazendo esta pergunta depois de lhe falaram qual o valor da mensalidade, apresentam um bom valor, mas informam que tem a alimentação por fora, taxa bimestral para trabalhinhos como páscoa, pais, mães, natal, crianças e outros. Outra pergunta importante é horário de funcionamento e se você por acaso se atrasar 15 minutos do limite final qual o valor cobrado. Não esqueça de perguntar o que você precisa levar para seu filho (fraldas, lenços umedecidos, leite, pomada assadura regularmente, além de lençol e travesseiro cobertor etc que voltam toda semana para limpeza).

Sétimo quesito Onde está? Localização é fundamental principalmente se você trabalha longe de casa, minha escolha foi uma escola perto do trabalho, pois se a criança não estiver bem, e se tiver um dia de grande trânsito você chega logo e a criança está contigo, e você não se preocupa. Para quem for ficar em casa, verifique se há alguma escola boa e compatível perto de casa depois vá rodeando este raio e busque a que lhe agrade.

Oitavo quesito Existe rotina nas execuções, normas e horários, como trocam as crianças, como alimentam, se o que você executou e construiu com seu filho em horários, jeitos e gostos podem ser executados também pela escola, afinal ouvimos tanto desde o começo a criar a rotina, não é mesmo?

Nono quesito INDICAÇÂO uma das normas que me chamou muito a atenção ouvi minhas várias amigas e amigos com os pequenos e crescidos na escola para saber o que passam, o que gostam o que não gostam, quem trocou de escola o porque o fez. Afinal indicação é indicação.

Décimo quesito a proposta pedagógica, tem gente que nem sabia que isto existia, juro para vocês, mas existem formas diferente para levar a educação para seu filho, verifique qual é o sistema desta escola e se ele está de acordo com suas criações e a forma que você quer que seu filho aprenda.

Décimo primeiro quesito comunicação escola-casa afinal você vai querer um relatório do pequeno, pois você irá buscar e ele não irá te passar o que aconteceu até que aprenda a falar, então como você fica sabendo? No meu caso queria saber quais as refeições e o que ela comeu naquele dia, se dormiu quanto tempo, se houve alguma diferença nas fraldas como foi, se houve algum bom desenvolvimento e etc, e a agenda da escola e o feeling no momento de entrega da criança é incrível. Sabemos de tudo.

Décimo segundo quesito Adaptação afinal você não chega no dia que irá retornar ao trabalho deixa na porta da escola o bebê as 7 da manhã e retorna as 18:30 para buscar e tudo bem, a criança irá alguns dias antes fazer pequenos horários 1 ou 2 horinhas pela manhã e você busca, outro dia deixa mais 2 ou 3 horas a tarde e busca novamente, depois faz o período da alimentação mais umas horinhas, muda para um período inteiro depois o outro período e descobre que chegou o grande dia de deixar o dia todo o pequeno nos braços da professora e você vê seu dia vazio, a casa silenciosa e você perdida dentro de casa sem saber o que fazer até a hora de buscar (é cômico e trágico mesmo, mas passa)

Décimo terceiro e não menos importante quesito levar o bebê junto na visita e perceber como ele se comporta e sente o local, comigo funcionou muito bem, teve escola que coloquei o pé no portão e já queria sair correndo e com ela não foi diferente, outra que gostei 1 pouquinho até conhecer um pouco mais e ela me sinalizava já na entrada, engraçado não é, e eu acredito muito em sexto sentido.

Décimo quarto as outras crianças, como estão? Alegres felizes realizadas, as crianças são boas para passar uma posição só de olhar para elas. Acho muito válido observar todas as turmas, quis conhecer todas as salas, vendo a claridade, ventilação, limpeza, organização, acesso e como as crianças estavam.

Décimo quinto quesito visite quantas achar necessário depois analise os pontos que para você são decisivos, volte para mais uma visita em umas 3 ou 4 escolas escolhidas, se possível com o pai da criança e a criança novamente, veja suas observações e tire mais dúvidas.

E Décimo sexto quesito, siga veemente seu coração, nós mães estamos com um bom radar ligado, aquela que lhe fez sentir segura protegida acolhida provavelmente será a escolhida. Bem vinda ao clube, e veja o desenvolvimento do seu bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário