sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Mala da Maternidade

Esta é uma pergunta frequente das mamães de primeira viagem, ou mamães que não lembram mais o que levar na mala para maternidade nas suas novas viagens, então aqui colocarei o que levei para o meu grande dia!

Eu tive a Giovanna no HNSG de Curitiba, um sonho de atendimento e carinho de toda a equipe. E olha que como minha abelhinha foi prematura vivi 23 dias lá nos aposentos.

Minha sugestão para a ida normal a Maternidade são:

v  Para a amada mamãe:

ü  03 camisolas e/ou pijamas abertos na frente;

ü  01 Penhoar e/ou Roupão;

ü  02 pacotes de absorventes noturnos;

ü  02 sutiãs de amamentação;

ü  03 calcinhas pós-parto;

ü  02 cintas elásticas;

ü  01 chinelo de borracha para banho;

ü  01 chinelo de pano;

ü  Utensílios de higiene pessoal;

ü  Concha de amamentação;

ü  Secador de cabelos.

v  Para o lindo bebê:

ü  04 pares de meias;

ü  04 macacões ou tiptop (evite roupas de lã);

ü  06 conjuntinhos de malha (tipo pagão e mijão);

ü  24 fraldas descartáveis (marcas diferentes e tamanho RN/XP);

ü  02 mantas;

ü  03 cueiros;

ü  01 cobertor;

ü  04 panos de boca;

ü  01 toalha de banho;

ü  Sabonete líquido neutro, específico para bebê.

 
Minhas recomendações:

Eu não gosto de camisola e muito menos de pijama aberto em botão, levei aqueles gostosos e não me fez falta, e não tive problema em amamentar mesmo com o pijama tipo camiseta.

Sobre o absorvente, compre um de tamanho bem grande, nunca tive problema com fluxo, mas este período pede precaução para não ocorrer problemas.

Calcinhas, ah coisa a discutir, não comprei a pós-parto, e tudo incomoda para quem fez cesárea, então o melhor são aquelas velhinhas e bem usadas que temos na gaveta, não aperta nem machuca, fica a dica.

Cinta levei só uma, mas devido aos pontos poderem manchar, sugiro hoje levar duas unidades. A que comprei foi do modelo de vestir tipo calcinha, mas que tinha colchetes embaixo e para encaixar na altura toda da barriga, e ainda um zíper por cima, ótima e recomendo.

Utensílios de higiene pessoal sugiro já deixar arrumada, pois se sua bolsa estourar e a correria ocorrer e você tiver que lembrar de pegar algo não dará certo, e uma escova de dente e cabelo a mais não faz diferença em casa. Não esqueça, escova e pasta de dente, escova e/ ou pente de cabelo, perfume, lacinhos ou piranhas de cabelo, sabonete e sabonete íntimo, shampoo e condicionador, cotonete, se houver ainda algum creme que você não vive sem, não esqueça o creme para mãos, no hospital usamos muito álcool gel e a mão racha toda. Uma maquiagem básica, ficamos muito branquelas ou umas olheiras naquele quarto.

Coloquei a concha, mas no meu caso não usei, mas tem quem prefira, até porque quem tiver muito leite ajuda muito.

E claro o secador de cabelo para as mamães que não vivem sem, mas para quem for usar quarto compartilhado cuidado e bom senso para utilizar.

Vamos falar um pouquinho das coisinhas do pequenino ser agora:

Evite sempre roupa de lã, mesmo se como eu você estiver em um lugar frio como Curitiba. Prefira malhas e algodão, as crianças pequeninas podem desencadear alergia, e você não vai querer isto logo nas primeiras horas, e não é aconselhável no ambiente hospitalar.

Os conjuntinhos são práticos e esquentam rapidinhos os bebezinhos, uso muito até hoje na abelhinha. Os de malha canelada são melhores ainda, são super baratinhos e secam rápido após lavados.

As fraldas, RN ou XP, sim sugiro levar a RN, pois um bebê normal nasce com até 4 kg, ou quatro e pouquinho a média das fraldas neste tamanho, pois seu tecido é mais suave para uma pele tão sensível até porque os pacotes são pequeninos geralmente entre 18 e 20 fraldas. Eu usei Turma da Mônica e Pampers, minha favorita foi a primeira.

Manta? Você pode me perguntar mesmo nascendo no verão, sim você irá usar eles são geladinhos e querem calor humano e calor de mantas e cobertas. E não esqueça os Cueiros eles que mantém os pequenos no charutinho, adoro enrolar e deixá-los durinhos. Ficam calmos e quentinhos.

Toalha de banho pense naquelas de toalha fralda ou só de fralda para tocá-los com um toque mais gostoso do que aquelas toalhas ásperas.

Sabonete até penso em fazer um capítulo a parte, o que mais gosto é da Granado (principalmente o roxo), mas A J&J também tem o valor. Só uma dica, até porque o frasco da Granado é ótimo, pois segurar bebê virar embalagem desvirar e equilibrar, para mamãe que nesta fase não dormem muito, já viu, pode dar estrago.

Outra dica importante tudo o que terá contato com o bebê lavado com sabão de coco ou neutro, não usar amaciante.

Chupeta, levar ou não levar, eu comprei várias no enxoval, não levei na maternidade até porque pensei em dar mais tarde, mas na UTI nos primeiros dias as enfermeiras pediram para deixá-la mais calma, ela não parava na incubadora, foi colocar a chupeta que era enorme para um bebê petit na época que ela acalmou, e ela gosta até hoje! Claro.

E não deixem faltar de jeito nenhum à máquina fotográfica, estes momentos passam rápido e você vai querer lembrar, fotografe, você, o bebê, o papai, as visitas, os sorrisos, os choros, tudo mesmo. Ainda mais que hoje é tudo digital.

Se tiver lembrancinhas para as visitas também deixe a mão para sua ida ao hospital. Enfeite de porta? E a roupa da mamãe para a saída da maternidade confortável. E para os mais chiques as comidinhas (que irá render um capitulo mais tarde)

E BOA HORA, será um grande dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário